TV TOUR

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Colônia invade o Centro


O interior de Gramado está cada vez mais presente no Centro do município. Gramado, a Melhor Cidade Turística do Brasil e Melhor Destino de Inverno do país, vê no agronegócio um novo segmento valorizando produtores locais abrindo um novo nicho econômico, além de preservar as origens do município.

Alemães, portugueses e italianos, que colonizaram Gramado, são os personagens principais da tradicional Festa da Colônia, que já está preparando sua 23° edição para 2013. Durante o evento, um dos mais queridos pela comunidade, os costumes do homem do campo renascem e ganham força através da gastronomia, apresentações de bandinhas típicas e espetáculos artísticos. A programação, por sua vez, começa com bastante antecedência, durante a Festa do Colono, no ano anterior a grande confraternização, quando são escolhidas Rainha e Princesas da Festa da Colônia.

"A Festa da Colônia abriu novos horizontes em Gramado. Nossa cidade cultua sua tradição e seus costumes por meio desta grande confraternização, que ganha destaque entre os eventos realizados pelo município. O Poder Público, unido a força do produtor rural, cria novas oportunidades para centenas de famílias e resgata a origem da cidade", destaca o Prefeito Nestor Tissot.


A Praça das Etnias, lançada recentemente, além de novo cartão postal da cidade, abre espaço para o agronegócio e agroturismo. O local, arborizado, florido, caracterizado por uma Casa Alemã, uma Italiana e uma Portuguesa, comporta a Casa do Colono, que há anos comercializa produtos confeccionados no interior da cidade. São geleias, linguiças, vinhos, biscoitos, conservas, enfim, tudo aquilo que atiça o paladar da comunidade e visitantes.

Na mesma praça encontram-se os Fornos, de onde saem cucas e pães fresquinhos, além de biscoitos, apfelstrudel, os famosos pãezinhos de linguiça e os pães light. Dez comunidades de Gramado comercializam seus produtos em um sistema de rotatividade. "Em dias de grande movimentação na cidade, chegamos a vender mil peças entre pães e cucas. Em um final de semana são comercializados aproximadamente mil pães de linguiça e 600 pacotes de biscoito. Esta atividade vem a melhorar nossa rotina no campo. Cada comunidade ganha a oportunidade de uma vida mais confortável. Não há nada que pague o que aprendemos aqui com a comunidade e visitantes, além de ser um espaço que preserva nossas tradições", destaca Leila Lazaretti, da Linha Tapera.


A Feira Orgânica, no espaço Francisco Oberherr, na Praça das Etnias, oferece aos visitantes frutas, verduras, geleias, pães e conservas. Assim como os Fornos, a Feira oportuniza uma segunda renda familiar, que da mesma forma funciona em sistema de rotatividade. Ambos espaços são resultado da união de esforços entre Administração Municipal e Emater. "A Feira Orgânica beneficia 19 famílias do interior e os Fornos dez comunidades, mais a dona Terezinha Berti, que usufrui do espaço uma vez na semana. Ao todo 94 famílias desfrutam dos Fornos", disse o Presidente da Emater de Gramado, Antônio Fávero.


Sair da zona urbana, conhecer lugares de bela natureza, provar a mesa colonial farta e respirar ar puro são, na maioria das vezes, os motivos que levam centenas de turistas ao interior de Gramado, por meio dos três Roteiros de Agroturismo que saem da Praça das Etnias. "Tour do Vale, O Quatrilho e Raízes Coloniais levam nossos visitantes a lugares fantásticos que revelam as belezas de Gramado e retratam a cultura desta cidade fortalecendo um novo segmento econômico e valorizando as origens do município", frisa a Secretária de Turismo, Rosa Helena Volk.



Fonte: Prefeitura Municipal de Gramado

Bangalôs da Serra


O Bangalôs da Serra é o primeiro hotel do Rio Grande do Sul a contar com aerogerador. O equipamento capta a energia cinética contida nos ventos para gerar eletricidade e assim reduzir o consumo de eletricidade ao hotel. A turbina eólica instalada é de pequeno porte com eixo horizontal e tem uma geração de 28,3 kw.h/mês. O gerador é uma alternativa sem impacto ambiental para a economia de eletricidade.

A iniciativa vem de encontro a política de sustentabilidade do Bangalôs da Serra que já recebeu por três vezes o Selo de Hotel Sustentável pelo Guia 4 Rodas. Destaque nacional pelas suas práticas realiza coleta seletiva de lixo e o aproveitamento de resíduos orgânicos através da compostagem. Além disso, a maioria dos alimentos oferecidos no empreendimento é cultivada de forma orgânica na propriedade de 30.000m².

Localizado a cinco minutos do centro de Gramado o Hotel também comemora a conquista do Selo de Qualidade fornecido pela Prefeitura de Gramado. O Bangalôs da Serra possui piscina, playground, mirante, sala de jogos, jardim zen, campo de futebol e vôlei. 
O empreendimento que hospeda animais de pequeno porte é dividido em 48 bangalôs de cinco tipos.