TV TOUR

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Presidência da Câmara


Transcorreu sem sobressaltos a posse do prefeito Nestor Tissot (PP), do vice-prefeito Luia Barbacovi (PSDB) e dos nove vereadores para os quatro anos de mandato. Durante a cerimônia realizada na tarde desta terça-feira, o prefeito Nestor Tissot lembrou os investimentos de sua primeira administração e das dificuldades que teve com as ações do Ministério Público em relação ao Natal Luz. Prometeu, também, ampliar os investimentos em seu segundo mandato.
Na eleição para a presidência da Câmara de Vereadores, o candidato governista Ilton Gomes (PP) venceu o oposicionista João Teixeira (PMDB) por 7x2. Na eleição para vice-presidente, uma pequena surpresa: Celso Fioreze (PSDB) ganhou oito votos, mas teve um em branco, originário da base governista, já que os dois vereadores do PMDB votaram no tucano.

Solo de Gramado contaminado


A propósito da informação de que o solo de Gramado está contaminado com metais pesados, o promotor Max Guazzelli diz que está fazendo Termos de Ajustamento de Conduta com os hotéis que usam água de poço, "tendo a preocupação com o uso humano". Segundo Guazzelli, onde há rede pública de água - como é o caso de Gramado, a água do subsolo não pode ter uso humano. Pode ser utilizada, por exemplo, para a irrigação de jardins ou descarga em vasos sanitários. "Estou fazendo os TACs para que os hotéis busquem a outorga junto ao órgão ambiental", afirma Guazzelli.
Mas por que o solo de Gramado está contaminado por metais pesados? De acordo com a bióloga Daniela Bertoluci, servidora voluntária do Ministério Público de Gramado e Canela, a origem seriam os descartes de couros feitos no passado, quando não havia uma legislação ambiental mais rigorosa. Segundo Daniela, em dois locais da cidade foram detectados níveis altíssimos de chumbo e cromo, usados para curtir o couro e fixar a tinta, respectivamente. Um deles fica próximo à Linha Carazal, e o outro no início de Mato Queimado. "Isso fica perpetuamente na natureza", afirma Daniela.

GramadoZoo


Baita notícia!
O nascimento de dois filhotes de pinguim-de-magalhães é motivo de orgulho para a equipe técnica do Gramadozoo. Além de ser um fato inédito em zoológicos do Brasil, o nascimento duplo premia o trabalho dedicado de manejo da espécie no zoológico e a luta de um casal de pinguins que foi vítima de um derramento de óleo em Santa Catarina, em 2009, e sobreviveu para gerar novas vidas.
Segundo o veterinário Renan Stadler, macho e fêmea trabalharam ininterruptamente em sistema de rodízio para chocar os dois ovos, que foram colocados em 19 de novembro. O primeiro filhote nasceu na madrugada de 26 de dezembro e o segundo em 29 de dezembro. “Os dois foram incansáveis e, apesar de serem pais de primeira viagem, fizeram tudo certinho. Tomaram todos os cuidados”, afirma Stadler.

Janeiro e fevereiro em Gramado


Gramado inicia 2013 com um bom calendário de eventos, para que o movimento recorde do Natal Luz, que encerra no dia 13, não represente uma parada total. Temos, portanto, a programação natalina na primeira quinzena, e a Fenim Outono/Inverno de 22 a 25 de janeiro, garantindo mais um grande movimento no final do mês. Do dia 1º até 3 de fevereiro, acontece o 34º Rodeio Nacional de Gramado. E de 8 a 12 do mesmo mês, o Gramado Fantasia, com a programação de Carnaval mais badalada da região.
Além dos eventos citados, Gramado terá outras atrações nestes dois primeiros meses do ano. Dia 13 de janeiro acontece a 4ª Rústica Cidade de Gramado. De 6 a 19, estaremos recebendo a delegação do Internacional, que traz junto a imprensa gaúcha e parte da nacional, todos querendo saber como será o colorado de Dunga e Paulo Paixão. 
Há, também, um novo evento sendo divulgado para o período de 21 a 24 de fevereiro - o Gramado Open de Pôquer, que deverá acontecer no Hotel Laghetto Siena.

Capa de Zero Hora

Entre seis delegadas de Polícia do Estado, a titular da DP Regional de Gramado, Elisangela Reghelin, que atende mais dez municípios, estampou a capa da ZH dominical deste final de semana. E foi destaque em mais duas páginas internas do caderno Donna, dirigido ao público feminino, junto com outras policiais gaúchas, que mereceram o título de "delegatas", em homenagem à beleza e feminilidade desta nova geração que atua na segurança gaúcha. São 141 delegadas de Polícia hoje no Estado. Entre os 5,8 mil policiais gaúchos que atuam, 1,8 mil representam o sexo feminino.
E então... O que você acha?

Vamo, Vamo Inter!


Aos gritos de "Vamo, Vamo Inter", a torcida colorada recepcionou, na noite deste domingo, a delegação do Internacional, que chegou a Gramado às 22h15min. Recepcionados por centenas de torcedores, os jogadores e a direção se encantaram com o espetáculo Ruas de Fogo, em que 500 sinalizadores foram colocados na rua de acesso ao Hotel Serrano, onde a delegação colorada estará hospedada até o dia 19.
O Inter treinará fisicamente no Golfe Clube e na Vila Olímpica da Várzea Grande enquanto os treinos com bola  serão no estádio dos Pinheirais. 
O jantar festivo de integração com a torcida e comunidade gramadense acontecerá no dia 17, quinta-feira. A pedido do treinador Dunga, que não quer ver seus jogadores envolvidos com festas na cidade, o jantar acontecerá no próprio Hotel Serrano.