TV TOUR

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Gramado comemora 100 anos

A idade avançou e o desenvolvimento veio acompanhado! No próximo dia 17 de janeiro, a cidade serrana de Gramado, que fica há 115 km da capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, completará 100 anos. “Italianos, portugueses e alemães colonizaram esta cidade e hoje, quando celebra-se o seu centenário, todos queremos voltar no tempo e relembrar antepassados, costumes, tradições, e, principalmente, enobrecer o povo aguerrido que em outras épocas, fez parte desta riquíssima história”, destaca o Prefeito de Gramado, Nestor Tissot.
Para registrar esta data tão especial, a Prefeitura de Gramado, através da “Comissão Gramado 100 anos”, está preparando uma cerimônia que contará com uma bela apresentação da Orquestra Sinfônica de Gramado, além de uma exposição de quadros e fotos antigas. “A comunidade está convidada à participar, pois esta festa é de todos! São 100 anos de luta e muito trabalho, que transformaram esta cidade em exemplo e espelho de desenvolvimento”, frisa Tissot.


O Centenário:
Em 1875 deu-se início à chegada dos primeiros colonizadores europeus em Gramado. Neste ano chegaram os portugueses, seguidos dos alemães e italianos. As três culturas deixaram suas marcas neste pequeno espaço de terra. A arquitetura e a gastronomia são marcas do início da história de Gramado. Em 1913 o pequeno espaço de terra passou-se à chamar Gramado.

A Emancipação Política:
Deu-se pela Lei 2.522 em 15 de dezembro de 1954, após ser emancipada da cidade de Taquara. Em 2013, a cidade completará 59 anos de emancipação, marcados pelo desenvolvimento de seus empreendimentos, de seu povo e, principalmente, do setor turístico.

Boa notícia!


Antiga reivindicação das entidades de proteção aos animais, a Câmara de Vereadores aprovou, segunda-feira, um projeto que concede isenção de tributos municipais. O pedido de isenção deverá ser apresentado anualmente pelas entidades, até 30 de novembro, através de requerimento dirigido à Secretaria Municipal da Fazenda, anexando declaração do Imposto de Renda Pessoa Jurídica de isento, além dos documentos que comprovem a função de interesse social de proteção dos animais.
A isenção irá vigirar até 30 de dezembro de 2017.

Enxuga Nestor!


Na segunda-feira, a Câmara de Vereadores aprovou o projeto que reduz o número de CCs, mas a economia que provocará é pífia: R$ 321 mil por ano. Na mesma sessão, foi aprovado o Plano de Carreira do Magistério Público Municipal de Gramado 
De qualquer forma, o prefeito já iniciou um processo de enxugamento, o que é positivo. Falta extinguir algumas secretarias e mais cargos de confiança, além de iniciar um processo de terceirização, evitando a criação de uma bola de neve no futuro, principalmente com o pagamento de funcionários inativos.