TV TOUR

terça-feira, 30 de abril de 2013

Futebol do Festival

Tradicional encontro do trade turístico deverá reunir 800 pessoas durante o 25º Festuris

Realizado desde a primeira edição do Festival do Turismo de Gramado, o Futebol do Festival prepara uma série de atrações e surpresas para a edição de 2013, entre elas, a homenagem ao "País da Copa". "O Festuris ocorrerá na sede da Copa do Mundo de 2014, motivo pelo qual nosso encontro será especial, pois será também durante a comemoração dos 25 anos do festival. E temos todo envolvimento do turismo neste Mundial", lembra o organizador Larri Doile. O Futebol será realizado no dia 9 de novembro, a partir das 9 horas, no Hotel Continental. Já estão confirmados os patrocionadores: TAM, Costão do Santinho, Fly Tour e Brocker Turismo. São aguardadas cerca de 800 pessoas de todo o trade turístico na confraternização, marcada por um almoço após as partidas.

O Futebol do Festival ocorrerá nos mesmos moldes dos anos anteriores: nas categorias feminino, master e livre. "Novamente, se enfrentam Seleção Gaúcha x Resto do Mundo, em uma competição que já tem seus 'craques' definidos, pois eles voltam para participar das partidas anualmente, em um ritual que já virou tradição", diz Doile.

Ele recorda que a proposta nasceu em 1989, durante a montagem dos estandes do festival, quando um grupo resolveu se reunir na manhã do sábado do evento para uma partida antes do início da feira. "No começo não foi organizado, mas no terceiro ano já anunciávamos o Futebol do Festival na festa oficial, realizada na noite de sexta, convocando todos os jogadores a estarem descansando a partir da meia-noite. Na manhã seguinte, uma van buscava todos nos hotéis", explica o organizador. Mais informações podem ser obtidas com Larri Doile, pelo telefone (51) 8432-9434 ou e-mail larri@meredienclube.com.br


 O Festuris

Em 2013, o Festival do Turismo de Gramado completa 25 anos. Considerada a feira de negócios de resultados mais efetivos para o trade e palco de negócios turísticos mundiais, no ano passado comemorou a abertura do mercado asiático. Voltado exclusivamente a profissionais do setor, o Festuris teve em torno de 400 expositores e 14 mil visitantes com poder de decisão de toda a América do Sul em 2012. A 25ª edição se realizará de 7 a 10 de novembro, no Serra Park, em Gramado. Informações no www.festivalturismogramado.com.br

Rede Amamenta Brasil

Profissionais das UBS (Unidades Básicas de Saúde) do bairro Floresta e do CAIC, no bairro Moura, em Gramado, receberam certificação por participarem da capacitação da Rede Amamenta Brasil, uma política nacional de promoção, atenção e apoio ao Aleitamento Materno (AM) na Atenção Básica, idealizada pelo Ministério da Saúde.

A Rede, que tem como proposta viabilizar o comprometimento das esferas federal, estadual e municipal, tornou-se realidade em Gramado, através de oficinas de Formação de Tutores em AM e Oficinas de Trabalho em AM nas UBS. O trabalho vem sendo realizado há quatro anos no município. A enfermeira Flávia Oliveira e a nutricionista Tatiana Golim participaram da capacitação, e como tutora, a enfermeira Flávia realizou as oficinas nas UBS, o que culminou na conquista da certificação da Rede Amamenta Brasil.

O vice-prefeito de Gramado, Luia Barbacovi, e o Secretário de Saúde, Jeferson Moschen, entregaram os certificados aos profissionais na tarde de sexta-feira (26), no auditório do Centro Municipal de Saúde. "Mais do que oferecer uma boa saúde à comunidade, através de suas UBS, a Administração vem trabalhando com ações que venham a contribuir para uma vida mais saudável aos munícipes. O aleitamento materno é a peça chave para que nossas crianças cresçam com mais qualidade de vida", destacou Luia.

Na ocasião de certificação, a equipe que vem desenvolvendo o trabalho em Gramado, participou da nova Estratégia Amamenta Alimenta Brasil, exposta pela Nutricionista Kátia Rospide e pelo médico Edson Faustini, contando com a participação de profissionais da saúde de municípios da região.

A Rede Amamenta Brasil tem como objetivos:
Contribuir para aumentar os índices de Aleitamento Materno no Brasil; Contribuir para o desenvolvimento de competências nos profissionais de saúde a fim de se tornarem agentes de mudança no ensino e aprendizado do AM; Contribuir para o desenvolvimento de competências nos profissionais de saúde para uma prática integralizadora em AM; Discutir a prática do AM no contexto do processo de trabalho das Unidades Básicas de Saúde (UBS); Pactuar ações de promoção, proteção e apoio ao AM a partir da realidade das UBS e monitorar os índices de AM das UBS certificadas pela Rede Amamenta Brasil.