TV TOUR

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Revitalização da 4ª etapa


Um dos principais pontos turísticos de Gramado, a Avenida Borges de Medeiros já recebe as primeiras frentes de trabalho da implantação de seu quarto trecho de revitalização. A rua Emílio Sorgetz já está recebendo as valas para implantação subterrânea da toda a fiação existente no local.
Com recursos de R$3,5 milhões captados junto ao Ministério do Turismo, e contando com uma parceria com a RGE que, de acordo com o Secretário de Governança e Desenvolvimento Integrado de Gramado, Vonei Benetti, deve somar à obra cerca de R$ 3 milhões, a obra do quarto trecho de revitalização da Borges de Medeiros será realizada entre as ruas Emílio Sorgetz e Ângelo Bisol. O projeto prevê, inclusive, alteração no fluxo de veículos no trecho revitalizado.

Conforme informou o Secretario de Governança, Vonei Benetti, "a Administração está dando continuidade a um projeto que iniciou pelo centro da cidade e que deu uma nova dimensão de modernidade a cidade, se propagando por todo país e exterior, proporcionando uma melhoria significativa no visual urbano, fomentando o comércio, melhorando a acessibilidade e a mobilidade urbana, além de abrilhantar o evento do Nata Luz, assim como tantos outros que acontecem nesta via".
Mesmo que a quarta etapa da Borges de Medeiros esteja recém começando, a Administração Municipal já trabalha para obter recursos para a quinta etapa, que revitalizará o trecho da Rua João Alfredo Schneider, onde hoje localiza-se o "Pinheiro de Natal", englobando toda a área do Lago do Parque Hotel.
"A Avenida Borges de Medeiros é um cartão postal de Gramado e a revitalização de mais um trecho dessa belíssima via, torna Gramado ainda mais atraente tanto para quem nos visita quanto para quem vive aqui", avalia o Prefeito de Gramado, Nestor Tissot.
Na próxima segunda-feira (14), às 19h, a prefeitura realizará uma reunião com os moradores do trecho a ser revitalizado, no restaurante MALBEC, para explicar aos moradores o cronograma da obra e as ações que serão tomadas.

5,7 milhões de visitantes em 2012


Há, no alto da Serra Gaúcha uma cidade com pouco mais de 32 mil habitantes, que com organização, empenho e visão do Poder Público e da comunidade local, recebeu, apenas em 2012 5,721 milhões de visitantes. Essa cidade se chama Gramado, referência no turismo gaúcho e cada vez mais expoente do turismo nacional.

Não basta para uma cidade que vive do turismo colecionar títulos como três vezes O Melhor Destino de Inverno, ou duas vezes o Melhor Destino do Brasil, concedidos por votação dos leitores da Revista Viagem e Turismo, é preciso dedicar-se ao extremo à vocação turística do município para logo adiante colher os louros. Com Gramado é assim, a cidade empenha-se em tornar a cidade cada vez mais receptiva e essa receptividade traduz-se na visitação de milhões de pessoas anualmente.

Em relação a 2011 o índice de visitação em Gramado aumentou 16,94%, de acordo com as contas feitas pela Secretaria de Turismo do município, com base nos números fornecidos pela Brita Rodovias, concessionária responsável pelas praças de pedágio que dão acesso a Gramado.

“A cada ano que passa Gramado aumenta seu número de visitantes. Isso é uma prova concreta de que todo o trabalho que vem sendo feito está correto. O turismo é a principal mola propulsora de Gramado e o Poder Público tem investido forte em obras que beneficiam esse segmento e geram infraestrutura para o mesmo”, avalia o Prefeito de Gramado, Nestor Tissot.

Não à toa Gramado recebe um número tão expressivo de visitantes. Desde o início do ano a cidade já é tomada por turistas que vem conferir os últimos dias do Natal Luz, que tem início em novembro, porém, o término é em janeiro. Além disso, há inúmeros eventos, como Festa da Colônia, Chocofest, Festival de Cinema, Festival de Turismo, além do inverno em Gramado e da possibilidade de neve todos os anos. Isso tudo faz com que o visitante esteja em Gramado em todas as estações do ano.

Há também, as dezenas de congressos e feiras que são realizadas no município, gerando assim ainda maior visitação e faturamento à economia da cidade. A aquisição do Centro de Feiras e Eventos ExpoGramado pelo Poder Público foi fator fundamental para captação desses eventos para o município.

“Se a visitação em Gramado aumenta todos os anos, é reflexo do ótimo trabalho que vem sendo feito. Ações de divulgação e a receptividade de toda a comunidade fazem com que Gramado seja essa pedra preciosa do turismo nacional”, afirma a Secretária de Turismo, Rosa Helena Volk.