TV TOUR

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

I Sarau Literário da Biblioteca Cyro Martins


A cultura do Rio Grande do Sul foi exaltada no I Sarau Literário, organizado pela Secretaria de Cultura de Gramado, através da Biblioteca Municipal Cyro Martins, no fim da tarde da última sexta-feira (07). O evento reuniu apresentações de invernadas, declamação de poesias gaúchas, música tradicionalista e também premiou os vencedores do I Abraço Literário.


Tudo começou com a apresentação do músico Allan John Lino e seu aclamado violino, tocando músicas gaúchas tradicionais, como "Canto Alegretense" e "Querência Amada". Em seguida, os pequenos alunos da Invernada da Escola Municipal Senador Salgado Filho realizaram sua belíssima apresentação.
O evento ainda contou com a apresentação do gaiteiro Ataliba e do pajador Dorival Berkai. O músico Pepeu Gonçalves também participou do evento cantando e declamando uma poesia do ícone da cultura gaúcha Jayme Caetano Braun. 
"Gramado é uma cidade diferente e seguirá sendo assim, por que com eventos como esse nossas crianças estão aprendendo a conhecer a respeitar as nossas raízes", destacou o Vice-Prefeito de Gramado, Luia Barbacovi.
Em seguida aconteceu a premiação dos participantes da primeira edição do Abraço Literário de Gramado, que contou com as categorias Memória, Crônica, Poesia e Artigo de Opinião. O concurso foi dividido em duas categorias: Aluno, da qual participaram estudantes dos ensinos fundamental, médio e EJA, e Comunidade, na qual qualquer cidadão gramadense pode participar.

Os cinco primeiros colocados foram: 

Chaiane Antunes Acosta - Texto: Diversidade
Débora Irion - Texto: Com o passar do tempo
Nicholas Maciel Michel - Texto: O chimarrão da amizade
Margot Nanci Rost - Texto: O lago das recordações
Luana Vargas da Silva - Texto: Amor pela nossa cultura
O evento foi encerrado pela lúdica apresentação do grupo de danças tradicionalistas "Sem Fronteiras", da Escola Municipal Dr. Carlos Nelz - CAIC.


 Os apoiadores do evento foram: Editora das Hortênsias, Letra e Música Eventos Culturais, Sucelus Livraria e Bistrot, Livraria Café Conceito, e ainda a Biblioteca Municipal Marlene Casagrande. A realização do evento ficou a cargo da Secretaria de Cultura de Gramado e da entidade Bibliotecas Escolares, em uma promoção da Biblioteca Municipal Cyro Martins.

Casa Major Nicoletti


É impossível viver o presente sem lembrar do passado e é por isso que a história de Gramado, está ganhando um novo capítulo e esse capítulo falará justamente da história de Gramado. A casa onde viveu o primeiro Intendente do município, Major Nicoletti, está sendo revitalizada e passará a ser um museu. A obra de revitalização estrutural da casa está chegando ao fim e em breve o local começará a se transformar em museu.

Assim que chegar ao fim a etapa de reforma da estrutura física da Casa Major Nicoletti, terá início a implantação do museu, que ficará a cargo da empresa Estação de Projetos. A ideia é criar uma Instituição Museológica de acordo com o Sistema Nacional de Museus para que haja a possibilidade de investimentos federais no novo espaço cultural. Segundo a diretora de projetos da Estação de Projetos, Dóris Couto, a intenção é tornar o Museu Nicoletti um reflexo da nova museologia tornando-o um atrativo para a cidade. Para isso, adequar-se as regras do Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM é passo fundamental para o sucesso do empreendimento.

O acervo do museu será composto por peças que sejam consideradas como iconográficas, ou seja, aquelas capazes de referenciar um período, a cultura de uma época e gerar na comunidade o sentimento de pertencimento, fundamental para um museu.

“A história de Gramado nos trouxe até aqui, a história de um povo batalhador que sempre trabalhou com muita galhardia para que pudéssemos ser essa cidade referência que hoje somos. Por isso, precisamos reconhecer tudo aquilo que foi feito por muitos gramadenses ao longo do tempo, e um museu que exponha essas conquistas é mais do que merecido”, destaca o Prefeito de Gramado, Nestor Tissot.

A reforma estrutural deu conta do escoramento metálico da Casa, de modo a impedir que a mesma sofra mais avarias com os ventos. Na sequência acontece a revitalização do telhado, incluindo colunas, barrotes, ripas, oitões, tesouras e telhas, que serão removidas, receberão limpeza e impermeabilização, para posteriormente revitalizar colunas e forro da sacada.

Preso ou solto?

A Polícia Civil prendeu em flagrante, no final da tarde de sexta-feira, Jones Paulo de Souza Morais, de 32 anos, por tráfico de drogas. Depois de uma semana acompanhando os passos do suspeito, a equipe do delegado Gustavo Barcellos interceptou Jones na entrada do bairro Piratini, quando ele faria tele-entrega de pedras de crack. Com ele, foram apreendidas 15 pedras da droga. No interrogatório, ele confessou que haviam mais 16 pedras em sua residência, no bairro Canelinha, em Canela.
Já na manhã de sábado, o juiz Ciro Púperi liberou Jones Paulo de Souza Morais por falta de vagas em presídios da região. O fato já se tornou rotina, tendo em vista que criminosos presos em Gramado dificilmente são aceitos em outros presídios.No caso de Jones, vale destacar que ele tem antecedentes por furto, posse de drogas e tráfico.
Apesar da frustração com a liberação, o delegado Gustavo Barcellos afirma que o combate ao tráfico de drogas continuará intenso. "Combater o tráfico de crack é prioridade para a Polícia Civil de Gramado", destaca Barcellos.

Hotel Serra Azul


Um dos mais tradicionais do Rio Grande do Sul, o Serra Azul completa 40 anos na próxima terça-feira, dia 11. Idealizado pelo empresário e ex-prefeito José Francisco Perine, o Serra Azul sempre esteve ligado à história dos grandes eventos, especialmente do Festival de Cinema, hospedando atores, diretores e produtores, além de abrigar a secretaria do evento durante vários anos. Também foi pioneiro na realização de grandes shows musicais.
Em 1987, o Serra Azul foi ampliado, ganhando sua configuração atual, com ampla área para eventos. Ele possui 152 unidades (18 suítes e quatro suítes luxo) e, até hoje, é administrado pela família Perine, já na terceira geração.

Parabéns!!