TV TOUR

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Festuris em 2013


Em visita à sede da Organização Mundial de Turismo (OMT), em Madri, na Espanha, na semana passada, a diretora do Festival do Turismo de Gramado Marta Rossi apresentou o tema que vai nortear os debates do evento. Será o turismo sustentável, um dos assuntos que mais tem preocupado o segmento nos últimos anos. A proposta foi bem recebida pelo diretor-executivo do órgão, Márcio Favilla, que recebeu Marta juntamente com Cláudia Lisboa e Rodrigo Godinho Corrêa, da empresa Brazil 4Senses, representante do Festuris na Espanha.

Favilla recebeu um livro sobre Gramado e também o material de divulgação do festival. Marta explanou sobre a questão do turismo sustentável, que exige atitudes ambientalistas, regras de utilização dos recursos naturais e um pensamento ecológico, o que se contrapõe ao encontrado hoje na maioria dos lugares. "O turismo sustentável, ou turismo verde, é uma maneira de proteger a vida com a economia ativa, e mais um passo para o almejado desenvolvimento sustentável", ressalta.


O Festuris
Em 2013, o Festival do Turismo de Gramado completa 25 anos. Considerada a feira de negócios de resultados mais efetivos para o trade e palco de negócios turísticos mundiais, no ano passado comemorou a abertura do mercado asiático. Voltado exclusivamente a profissionais do setor, o Festuris teve em torno de 400 expositores e 14 mil visitantes com poder de decisão de toda a América do Sul em 2012. A 25ª edição se realizará de 7 a 10 de novembro, no Serra Park, em Gramado. 
Informações no www.festivalturismogramado.com.br ou www.facebook.com/festuris

Chocofest aquece a economia


Não é apenas de brincadeiras, decorações e personagens que é feito um grande evento de Páscoa como o Chocofest. Por trás deste mundo mágico, existem centenas de trabalhadores que se doam ao máximo para transformar a cidade de Gramado em um real mundo de Páscoa, com coelhos, ovos, guloseimas e bonecos, entre outros atrativos espalhados por toda a cidade, que recebe em torno de 350 mil visitantes em 17 dias de programação.

Além dos empregos temporários que o evento gera para decoradores e montadores, há ainda as principais atrações, como o desfile de Páscoa "Um ChocoAmor à Terra" e a Parada do Conde Guloseima que, juntos, atingem uma marca de mais de 400 participantes contratados.

Estes empregos temporários, porém, não têm seus números finais aqui. Com muitas fábricas de chocolates instaladas na cidade, a procura por mão-de-obra é sempre intensa neste período do ano. Comparado com 2012, a busca por vagas é menor, pois muitos empregadores decidiram manter os contratados temporários do natal até a Páscoa, oportunizando assim, quase seis meses de trabalho remunerado.

A produção de chocolate na região no período de Páscoa deve atingir cerca de 1.100 toneladas.

O Chocofest acontecerá de 14 a 31 de março em Gramado. 
Mais informações no site www.chocofest.com.br
Facebook www.facebook.com.br/chocofest