TV TOUR

terça-feira, 14 de maio de 2013

Coworking Gramado

O idealizador do Coworking Gramado, Éder Mapelli, representou os escritórios coletivos do Rio Grande do Sul no 4º Encontro Nacional de Fundadores de Coworking. O evento faz parte da programação da Virada Empreendedora, que ocorreu sexta-feira e sábado, 27 e 28, na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo.

Segundo Mapelli, participaram representantes de coworkings de diferentes regiões do Brasil. Além do intercâmbio de informações, os fundadores debateram a criação de uma entidade nacional para regulamentar o conceito de coworking. "Com a institucionalização do conceito, vamos buscar o registro da atividade no Brasil. Também estamos em busca de novos produtos para oferecer aos profissionais que trabalham em espaços coworking", explica.

O Coworking Gramado também esteve presente no Encontro de Fundadores de Coworking do Rio Grande do Sul, que ocorreu dia 18 de abril, em Novo Hamburgo. Atualmente, existem mais de 100 escritórios no país e 6 no Estado.

O que é Coworking?

Coworking é o ato de trabalhar junto, compartilhando o mesmo ambiente, recursos e ferramentas com outros profissionais. Seja você freelancer ou dono de micro empresa, o modelo permite reunir pessoas das mais diversas áreas, compartilhando conhecimento e, o mais importante, gerando a oportunidade de novos negócios todos os dias.

O Coworking Gramado, é o primeiro coworking da Região das Hortênsias e possui um espaço compartilhado para profissionais autônomos e empresários sem ambiente fixo de trabalho.

O espaço possui toda infra-estrutura de um escritório convencional, para você trabalhar sem precisar arcar com os custos de investimento inicial, podendo desenvolver seus projetos, atividades, negócios, aulas e cursos.

Encontro Casa da Amizade

Uma comitiva formada por representantes da Casa da Amizade e da empresa Marta Rossi & Silvia Zorzanello – Feiras e Empreendimentos esteve, na tarde desta quinta-feira (9), nas sedes do Executivo e Legislativo de Gramado para apresentar o 25º Encontro Casa da Amizade, que será realizado na cidade em 2014. São esperadas em torno de 1,5 mil pessoas no evento, marcado para 14 a 17 de agosto, na ExpoGramado.

A coordenadora nacional do grupo, Ester Trentini, esteve acompanhada de três representantes da Casa da Amizade de Gramado: Ivone Boeira (presidente), Íris de Castilhos (vice-protocolo) e Dircinha Kilpp (tesoureira). O diretor Eduardo Zorzanello e a assessora do Departamento de Eventos Terceirizados da Marta & Silvia, Kelen Weber, também integraram a apresentação, já que a empresa será a organizadora do evento. O esposo de Ester, Nilo Trentini, acompanhou o grupo. Na prefeitura de Gramado, a presidente do Damas de Caridade, Iara Moraes, participou da explanação.

O vice-prefeito Luia Barbacovi recebeu o grupo e demonstrou satisfação do município ter um encontro deste porte. "Por parte da prefeitura, daremos todo o apoio de logística necessário para a realização do evento", disse. Na reunião, foi formalizada a participação das Damas de Caridade durante as atividades das rotarianas. Da mesma forma, o presidente da Câmara de Vereadores, Ilton Gomes, recepcionou a comitiva e ficou empolgado com a grandiosidade do encontro na cidade. "Têm nosso apoio e parceria neste evento", garantiu.

O Evento

A expectativa de Ester é reunir em torno de 1,5 mil pessoas no 25º Encontro Casa da Amizade. "Não reunimos apenas as esposas dos rotarianos. A família costuma prestigiar as atividades", explicou a Barbacovi e Gomes. O objetivo principal é atualizar as integrantes sobre temas das áreas educacional, motivacional, da nova geração e administração. Todo o conhecimento é aplicado para auxiliar as comunidades onde vivem.

A História

Ester fez questão de explicar o surgimento da Casa da Amizade aos chefes do Executivo e Legislativo. Segundo ela, até 1989 os Rotarys Club aceitavam apenas homens como sócios. "Mas, antes mesmo, em 1938, surgiu no Brasil a primeira Associação de Senhoras de Rotarianos, em Bauru (SP). O então presidente do Rotary Club daquela cidade, Alencar de Carvalho, realizou a uma reunião de Senhoras de Rotarianos, juntamente com a esposa, Violeta", conta. Informalmente, ela convidou o grupo para uma reunião em sua residência.

Acompanhando o movimento mundial, na busca merecida de conquistar espaços, as mulheres foram adquirindo notoriedade no Rotary International, principalmente a partir da criação da "Sociedade de Damas Rotárias", iniciada nos Estados Unidos. As Casas da Amizade, como associação, surgiram do sentimentalismo do povo latino-americano e, hoje, se encontram disseminadas em mais de 50 países. No Brasil, os Rotarys Club congregam 30 mil mulheres.