TV TOUR

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Gramadozoo


O clima é de romance no pinguinário do Gramadozoo. O parque comemora a inédita reprodução de pinguins-de-magalhães. Na manhã desta segunda-feira, 19, dois ovos foram encontrados pela equipe veterinária no ninho montado sob as pedras do recinto. O fato é inédito em zoológicos do Brasil. Em sistema de rodízio, o casal apaixonado cuida ininterruptamente do ninho.
Segundo a técnica em veterinária do Gramadozoo, Christina Capalbo, a reprodução de pinguins foi registrada apenas em aquários de São Paulo. "Em cativeiro, tivemos apenas três no Brasil. Já em zoológicos, é a primeira vez que ocorre, o que demonstra que os animais estão bem adaptados ao manejo do Gramadozoo", comemora.
Vítimas de um derramamento de óleo em Santa Catarina, os pinguins foram trazidos para Gramado um junho de 2009. Atualmente, oito animais da espécie vivem no parque. De acordo com Christina, as aves foram mantidas em cativeiro porque não teriam condições de sobreviver em vida livre. O pai é cego de um olho e a fêmea apresentou problemas respiratórios. "O macho é o líder do bando. Eles formaram casal logo que chegaram ao parque", conta Christina.

LIÇÃO DE AMOR E COMPANHEIRISMO
Conforme ela, pinguins são animais extremamente fieis. "Quando a fêmea ficou doente em 2011, o macho regurgitava a comida para dar para ela. O normal é o bando expulsar do grupo em caso de doença, mas ele cuidou dela", recorda a técnica em veterinária.
Para tratar da doença, a fêmea foi afastada do bando. Christina observa que a ave ficou três meses internada no hospital veterinário do zoo. "Os pinguins vivem em grandes colônias. No tempo em que ela ficou internada, o casal ficou abatido. Colocamos um espelho para a fêmea sentir menos solidão", lembra.
De acordo com Christina, o casal começou a copular no início da primavera. "Estamos monitorando os animais. Faz três semanas que eles não saem do ninho. Hoje pela manhã, vi que a fêmea tinha colocado os ovos. Enquanto um fica de sentinela do ninho, o outro choca. Os dois fazem rodízio para cuidar dos ovos", diz a técnica.
Segundo ela, o período de choca leva entre 38 e 42 dias. "Os ovos podem não ser férteis e o casal pode abandonar o ninho. Apesar de serem pais de primeira viagem, o comportamento deles indica o provável nascimento dos filhotes", diz.

Fonte: Assessoria de Imprensa Gramado Zoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário