TV TOUR

terça-feira, 30 de abril de 2013

Rede Amamenta Brasil

Profissionais das UBS (Unidades Básicas de Saúde) do bairro Floresta e do CAIC, no bairro Moura, em Gramado, receberam certificação por participarem da capacitação da Rede Amamenta Brasil, uma política nacional de promoção, atenção e apoio ao Aleitamento Materno (AM) na Atenção Básica, idealizada pelo Ministério da Saúde.

A Rede, que tem como proposta viabilizar o comprometimento das esferas federal, estadual e municipal, tornou-se realidade em Gramado, através de oficinas de Formação de Tutores em AM e Oficinas de Trabalho em AM nas UBS. O trabalho vem sendo realizado há quatro anos no município. A enfermeira Flávia Oliveira e a nutricionista Tatiana Golim participaram da capacitação, e como tutora, a enfermeira Flávia realizou as oficinas nas UBS, o que culminou na conquista da certificação da Rede Amamenta Brasil.

O vice-prefeito de Gramado, Luia Barbacovi, e o Secretário de Saúde, Jeferson Moschen, entregaram os certificados aos profissionais na tarde de sexta-feira (26), no auditório do Centro Municipal de Saúde. "Mais do que oferecer uma boa saúde à comunidade, através de suas UBS, a Administração vem trabalhando com ações que venham a contribuir para uma vida mais saudável aos munícipes. O aleitamento materno é a peça chave para que nossas crianças cresçam com mais qualidade de vida", destacou Luia.

Na ocasião de certificação, a equipe que vem desenvolvendo o trabalho em Gramado, participou da nova Estratégia Amamenta Alimenta Brasil, exposta pela Nutricionista Kátia Rospide e pelo médico Edson Faustini, contando com a participação de profissionais da saúde de municípios da região.

A Rede Amamenta Brasil tem como objetivos:
Contribuir para aumentar os índices de Aleitamento Materno no Brasil; Contribuir para o desenvolvimento de competências nos profissionais de saúde a fim de se tornarem agentes de mudança no ensino e aprendizado do AM; Contribuir para o desenvolvimento de competências nos profissionais de saúde para uma prática integralizadora em AM; Discutir a prática do AM no contexto do processo de trabalho das Unidades Básicas de Saúde (UBS); Pactuar ações de promoção, proteção e apoio ao AM a partir da realidade das UBS e monitorar os índices de AM das UBS certificadas pela Rede Amamenta Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário